Carol Barreiro é bacharel e mestra em Artes Cênicas pela UnB, dançarina contemporânea que pesquisa improvisação e marcialidade e professora de dança e artes marciais chinesas. Desenvolve desde 2016 o projeto Kung Fu das manas e intrega o duo de produtoras Ninja Loka Produção. É formada em Tai Chi Chuan pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.
No reToque #4, Carol, vai partilhar todas as manhãs a prática Zhan Zhuang 站桩 para iniciarmos os dias em conexão com as águas presentes na respiração e no orvalho.
Carol Barreiro
(Brasília / DF / BRA)
Zhan Zhuang 站桩
para despertar os corpos no orvalho
Zhan significa “estar em pé” e Zhuang significa “estaca, poste”, ou ficar em pé como uma estaca. Zhan Zhuang é uma prática fundamental para o treinamento dos estilos internos de Kung Fu. As práticas internas das artes marciais chinesas, como o Tai Chi Chuan, trazem como princípio do movimento a energia Yin, o que sustenta, o que tende para baixo, a água. Ficar parado é observar os pequenos fluxos da água interna que nos move e do suor que a prática nos proporciona, é a troca entre o céu e a terra, o dentro e fora, o vapor e o orvalho. A partir dessa prática milenar despertaremos todos os dias para iniciar nosso entendimento filosófico e prático do Tai Chi Chuan e suas conexões com o pensamento do fluxo da água e, também, com as suas pausas.